Subsídio Global

por Rotary Club de Joinville-Manchester

Subsídio
Global
investe
R$
160
mil
na
aquisição de
mobiliário
e
29
kits
Lego
em
escola
municipal

Em 11 de novembro de 2019 o Rotary Club de Joinville Manchester, em parceria com o Rotary Club de Ponta Delgada (Portugal), inaugurou o laboratório de robótica da Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz.

Fruto de subsídio global da Fundação Rotária, o laboratório inovou ao oportunizar acesso à tecnologia para alunos do ensino municipal e tornou-se referência na educação joinvilense, servindo de parâmetro e fonte de inspiração para diversos projetos posteriores.

Exatamente três anos depois, em 11 de novembro de 2022, fomos novamente agraciados com subsídio global para instalação de mais um laboratório de robótica, dessa vez na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, localizada no bairro Morro do Meio em Joinville.

Em parceria com o Rotary Club of Fort Collins (Estados Unidos da América) e com o apoio dos Distritos 4652, 4700, 4420 e 5440 e da Secretaria de Educação Municipal, a sala foi inaugurada no dia 16 de maio de 2023 e ganhou destaque na mídia catarinense, contando com a presença de Adriano Silva, prefeito de Joinville; Diego Calegari, secretário de educação; Erlon Cimardi, Governador do Distrito 4652; Rossane Kirchner, governadora assistente do Distrito 4652; Deneusa Rodrigues, presidente do Rotary Club de Joinville Manchester; além de associados do clube, representantes da Associação de Pais e Professores e membros da comunidade escolar.

Para instalação do laboratório, a Prefeitura de Joinville promoveu a adequação e reforma da sala, e adquiriu 30 kits de robótica, 211 chromebooks, 20 notebooks, 7 carrinhos de recarga e 95 tablets. O Rotary Club de Joinville Manchester, de outro lado, por meio de subsídio global investiu R$ 160 mil na aquisição de mobiliário e 29 kits Lego.

A robótica educacional é uma metodologia de ensino que estimula os alunos a construírem seu próprio conhecimento a partir da realização de atividades práticas envolvendo a montagem e programação de robôs. Essa abordagem favorece o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Por ser uma ferramenta que possibilita a integração de diversas áreas do conhecimento de forma lúdica, a robótica educacional desperta o interesse dos alunos pela ciência.

Ampliando o acesso à tecnologia e proporcionando formas diferenciadas e inovadoras de educar, o novo laboratório atenderá mais de mil alunos de 4 a 15 anos matriculados na instituição. Aberto também no contraturno escolar, o espaço será acessível à comunidade e poderá ser utilizado por estudantes de outras unidades. Com esse espírito de cooperação, integração e colaboração, o impacto do projeto "Uso da Tecnologia Robótica na Educação" será significativamente maior, criando oportunidades de desenvolvimento pessoal para todos os interessados.

Como destacou o governador Erlon, "é uma questão muito atual, então é muito importante que as crianças desde essa idade tenham contato com esse tipo de material, com esse tipo de possibilidade para desenvolver essa aptidão nelas".

Além da questão educacional, proporcionar o acesso à tecnologia de uma forma divertida e interessante tem o potencial de transformar nossas crianças e adolescentes, abrindo um amplo leque de possibilidades em seu desenvolvimento pessoal e social.

 

Fotos

Localizar site dos clubes